mardi 13 janvier 2009

Chico Buarque - Cálice - Clip Dictature



Paroles
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue
Como beber dessa bebida amarga
Tragar a dor, engolir a labuta
Mesmo calada a boca, resta o peito
Silêncio na cidade não se escuta
De que me vale ser filho da santa
Melhor seria ser filho da outra
Outra realidade menos morta
Tanta mentira, tanta força bruta
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue
Como é difícil acordar calado
Se na calada da noite eu me dano
Quero lançar um grito desumano
Que é uma maneira de ser escutado
Esse silêncio todo me atordoa
Atordoado eu permaneço atento
Na arquibancada pra a qualquer momento
Ver emergir o monstro da lagoa
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue
De muito gorda a porca já não anda
De muito usada a faca já não corta
Como é difícil, pai, abrir a porta
Essa palavra presa na garganta
Esse pileque homérico no mundo
De que adianta ter boa vontade
Mesmo calado o peito, resta a cuca
Dos bêbados do centro da cidade
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue
Talvez o mundo não seja pequeno
Nem seja a vida um fato consumado
Quero inventar o meu próprio pecado
Quero morrer do meu próprio veneno
Quero perder de vez tua cabeça
Minha cabeça perder teu juízo
Quero cheirar fumaça de óleo diesel
Me embreagar até que alguem me esqueça


Traduction de Georges da Costa : lien http://www.autresbresils.net/spip.php?article1617


Père, éloigne de moi ce calice
Père, éloigne de moi ce calice
Père, éloigne de moi ce calice
De vin rouge de sang
Comment boire de cette boisson amère
Avaler la douleur, avaler le labeur
Si la bouche est muette, il reste le coeur
Silence en ville on n’écoute pas
A quoi me sert d’être fils de sainte
Être fils d’une autre serait mieux
Une autre réalité moins morte
Tant de mensonges, tant de force brute
Père, éloigne de moi ce calice
Père, éloigne de moi ce calice
Père, éloigne de moi ce calice
De vin rouge de sang
Comme il est dur de se réveiller muet
Si dans la nuit muette je me damne
Je veux lancer un cri inhumain
Une manière d’être entendu
Tout ce silence m’étourdit
Etourdi je demeure attentif
Dans la tribune pour à tout instant
Voir émerger le monstre du lac
Père, éloigne de moi ce calice
Père, éloigne de moi ce calice
Père, éloigne de moi ce calice
De vin rouge de sang
Trop grosse, la truie n’avance déjà plus
Trop usé, le couteau ne coupe déjà plus
Comme il est dur, père, d’ouvrir la porte
Ce mot emprisonné dans la gorge
Cette griserie homérique dans le monde
A quoi sert la bonne volonté
Si le coeur est muet, il reste la tête
Des ivrognes du centre-ville
Père, éloigne de moi ce calice
Père, éloigne de moi ce calice
Père, éloigne de moi ce calice
De vin rouge de sang
Le monde n’est peut-être pas petit
Ni la vie un fait consommé
Je veux inventer mon propre péché
Je veux mourir de mon propre venin
Je veux pour toujours perdre ta tête
Ma tête perdre ton esprit
Je veux sentir la fumée du diesel
M’enivrer jusqu’à ce que quelqu’un m’oublie

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire